28 de junho de 2013

Neto Nunes convida para debate sobre preservação da Caatinga



O deputado Neto Nunes (PMDB) convidou, em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta semana, os parlamentares e a população para audiência pública, que será realizada, no plenário da Assembleia Legislativa, com o objetivo de discutir o bioma Caatinga.


De acordo com o peemedebista, a caatinga vem sendo dizimada em muitas áreas do Nordeste, provocando a desertificação e impedindo até a criação de pequenos e médios animais. O deputado lembrou que, no ano passado, a Assembleia em parceria com o Instituto Nordeste 21e o Banco do Nordeste realizou uma grande conferência sobre o tema. Os dados deste seminário foram levados para a Rio +20, conforme explicou Neto Nunes. “Vamos fazer um novo debate e precisamos da participação de todos”, disse.


Neto Nunes informou ainda que, na próxima segunda-feira, às 8h30, será realizada outra audiência, no Plenário 13 de Maio, para debater a reestruturação do Dnocs. O parlamentar destacou a importância do órgão para o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste e observou que o Dnocs tem sido esvaziado, sem realização de concursos públicos e financiamento. “Houve ainda ameaça de fechamento”. O deputado assinalou, contudo, que o Dnocs vai ser estruturado. “Vamos ter um órgão preparado para que, em pouco tempo, tenhamos o Ceará e o Nordeste em melhor situação para enfrentar a seca. Desta vez, será diferente”. assinalou.

Para dar exemplo do “descaso” com o órgão, citou que no perímetro irrigado Icó Lima Campos, somente depois de 38 anos deverá ser licitado o canal gravitário. “Uma luta de mais de 15 audiências em Brasília, para que essa obra fosse incluída no cronograma do Ministério da Integração. Será uma construção orçada em de R$ 16 milhões, que será licitada pelo Dnocs”.

A deputada Mirian Sobreira (PSB) afirmou, em aparte, que não faltou água nos perímetros, mas estão todos abandonados e sem nenhuma utilização. “O rio Jaguaribe está também devastado por falta de consciência da população e dos órgãos públicos”, acrescentou.

Também em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) assinalou que o Dnocs deveria ser mais forte para se evitar a desertificação. “Existem hoje determinadas áreas do Ceará que já são desérticas. “Se não tomarmos uma atitude, nossos filhos e nossos netos verão o pior”, considerou.

PESAR

Durante o pronunciamento, os deputados Fernando Hugo e Dra. Silvana comunicaram o falecimento de Antonio Mário Coutinho, esposo da deputada Eliane Novais (PSB). Dra. Silvana pediu com um minuto de silêncio em homenagem póstuma. Neto Nunes também se solidarizou com Eliane Novais. “Que Deus conforte toda a família da deputada”.

JS/AT

Informações adicionais
Fonte:Agência de Notícias da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.