19 de julho de 2014

Grupo de voluntários acolhe cães abandonados em Icó

Abrigo é iniciativa pioneiro em Icó. Foto: Honório Barbosa
Nas cidades do Interior é comum a presença de animais de rua e abandonados. Diariamente, moradores cruzam com cachorros e gatos. Alguns sofrem maus tratos, estão doentes e precisam de cuidados. Nesta cidade, na região Centro-Sul do Ceará, um grupo de voluntários criou em março passado uma instituição que ainda está na informalidade, ‘É o Bicho’. O objetivo é recolher, alimentar, cuidar e dá afeto aos bichinhos.
A experiência inovadora na região vem despertando a atenção de pessoas que gostam de proteger animais de estimação em situação de abandono. O grupo de voluntários reúne dez pessoas. Oito são mulheres. Dentre elas, duas já faziam um trabalho individual, em suas casas, acolhendo cães e gatos que perambulavam pelas ruas: Marconiza Brasil, secretária da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Vânia Torres, atendente de consultório médico.
No início deste ano conversaram sobre a ideia de abrir um abrigo para os animais e ampliar as ações de proteção. O projeto começou a ganhar fôlego e se tornou real. As primeiras dificuldades foram vencidas com força de vontade e determinação. Logo apareceram outros voluntários. Os cães estão provisoriamente abrigados nas obras da futura sede da CDL, próximo ao centro da cidade.
O serviço de construção civil está paralisado temporariamente e o espaço foi cedido pela atual diretoria. Atualmente, são 22 cães. Alguns chegam vítimas de espancamento, atropelamento e doentes com micose, sarna, carrapatos e outros problemas. O projeto ganhou apoio integral da veterinária Renata Sá, da Clínica e Casa Veterinária Senhor do Bonfim. “Os animais recolhidos são avaliados, passam por diagnóstico da médica veterinária, recebem medicação e acompanhamento”, explica Marconiza Brasil.

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/     Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.