14 de novembro de 2014

Icó-CE: Bené Tavares fala sobre o Icozeiro no CE TV



Bené Tavares esteve no CE TV falando sobre o maior evento cultural de Icó - Icozeiro




Desde o último dia 1º de setembro até o próximo dia 15 de novembro, estão abertas as inscrições do IV Festival da Cultura Icoense, que acontecerá entre os dias 18 e 30 de dezembro de 2014 para os artistas, em especial de Icó.

As inscrições dizem respeito às performances no palco [artesanato, audiovisual, cinemaa, comidas típicas, dança, desenho/ pintura, escultura, literatura, música, oficina, palestra, patrimônio, teatro, workshop ou apresentação musical] e exposições.

O evento é realizado pela Associação Filhos e Amigos de Icó [Amicó] no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro [CACPAMM], no prédio da Antiga Casa de Câmara e Cadeia e tem como objetivo promover a integração e a valorização de todos os segmentos da cultura e da arte e estimular a criação e divulgação artístico/cultural em nosso município. 

As inscrições poderão ser feitas de forma online e presencial com a Equipe Organizadora do evento. O Festival contará com programações paralelas, além das apresentações noturnas, a exemplo da Campanha de Sangue do Hemoce de Iguatu, V Jogo Beneficente em Prol do Natal sem Fome, Cine Boró, Dia Sustentável, Virada Cultural e Concurso Literário Icoense [CLIC] Poeta José de Oliveira Neto. 

Uma das novidades este ano é o Concurso de Composição Simplício Delfino Montezuma, que apresentará e premiará compositores e intérprete de canção. O Festival ocorrerá durante todos os dias, com exceção da véspera de Natal, que contará apenas com as exposições abertas. 




Inscrições: 1º de setembro de 2014 à 15 de novembro de 2014 


Realização de 18 a 30 de dezembro de 2014 
Concurso literário 


Até o próximo dia 16 estão abertas as inscrições para concurso literário em Icó.

Até o próximo dia 16 de novembro encontram-se abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Literário Icoense Poeta José de Oliveira Neto, que integra a programação do Festival da Cultura Icoense (Icozeiro), a ser realizado entre os dias 18 e 30 de dezembro.

O Concurso Literário Icoence (Clic), como também é conhecido, foi criado em 2013 para ampliar a ação do Icozeiro no âmbito da literatura e ofertar uma premiação aos três primeiros lugares nas categorias poesia, conto, crônica, cordel, artigo de opinião e charge.

COMO SE INSCREVER? 

Podem se inscrever os interessados que tenham trabalhos inéditos e que se encaixem em uma das categorias propostas. Os trabalhos deverão ser repassados para o e-mail do evento [icozeiro@gmail.com] em conteúdo especificando o concurso, o título da obra, o pseudônimo e a categoria inscrita.

As inscrições seguem o padrão observado em 2013. Os participantes poderão enviar até dois trabalhos por categoria. Os vencedores irão receber certificados e uma premiação especial que será divulgada durante a realização do Festival da Cultura Icoense. Uma comissão julgadora avaliará os textos enviados e o resultado será divulgado ainda em novembro. A entrega da premiação acontecerá no dia 29 de dezembro, penúltimo dia do evento.

O CLIC busca estimular, fomentar e incentivar o fazer textual em Icó. A ideia visa apresentar e reconhecer o trabalho realizado pelos autores icoenses, além de buscas reunir a linguagem literária dentro do Icozeiro de forma a possibilitar ampliar a visão literária em Icó, berço de destaques na Cultura do Brasil.

POETA - O Concurso recebe o nome e homenageia um dos grandes poetas icoenses, com relevante trabalho para a cultura local, regional e estadual, o poeta José de Oliveira Neto. Zé de Oliveira, como era mais conhecido, nasceu em 27 de março de 1933, foi violeiro, repentista, trovador, poeta e escritor. Deixou pronto “Esta Poesia é Minha” e outras 12 obras. Conhecido como mestre da poesia icoense, faleceu dia 29 de novembro de 2004.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.