15 de dezembro de 2014

Icozeiro 2014: Icó sediará maior evento cultural independente das regiões Centro-Sul e Vale do Salgado Cearense‏



Mais de 90 atrações, 9 eventos paralelos, 8 exposições e 4 oficinas integram a programação

Teatro, dança, música, exposições, debates, palestras, lançamentos de livros e apresentação de documentário são alguns dos elementos que estarão presentes no IV Festival da Cultura Icoense - Icozeiro 2014.

O evento, realizado no Centro de Arte e Cultura Prefeito Aldo Marcozzi Monteiro, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, tornou-se neste ano o maior evento cultural independente das regiões Centro-Sul e Vale do Salgado cearense pela multiplicidade encontrada e diversidade na programação ofertada.


O Festival, cuja entrada é gratuita, contará com programação artística no Centro de Arte e Cultura à noite e eventos paralelos ao longo da programação. Serão realizados dentro do evento o V Jogo Beneficente em prol do Natal sem Fome, o I Concurso de Composição Simplício Delfino Montezuma e o II Concurso Literário Icoense Poeta José de Oliveira Neto.

Ainda integram a programação parallela a Virada Cultural e a Semana Sustentável, que contará com a presença da Nave Coelce, entrega do Troféu Louro Verde, lançamento da exposição "Pintando o Meio Ambiente" e palestra com o coordenador do CVT de Icó, professor Anselmo dos Santos.


ABERTURA – O evento terá início com a Campanha de Sangue e Cadastro de Medula Óssea, em parceria com o Hemoce Iguatu, que acontecerá na FVS no dia 17 de dezembro. A abertura oficial acontece dia 18, com um cortejo brincante no largo do Théberge e apresentações da APAE de Icó e Colégio Senhor do Bonfim.

Logo após, serão abertas as exposições, com destaque para "Chaplin", do SESC Iguatu; "Invisibilidades Simbólicas", do professor Otávio José Lemos, da Uece; e "A Hora do Chá", do Coletivo "Chá das Cinco".

Além disso, no local de realização do Icozeiro estará presente uma sala anexa destinada à cultura dos games, animes e cosplay, a SAG World, aberta durante todos os dias. 

Outra novidade é a presença de três estandes. Uma será destinada ao projeto "É O Bicho", que cuida de animais abandonados e arrecadará rações e doações. A outra será da Companhia WSA de Teatro, que receberá alimentos não perecíveis destinados o Escambo, evento de teatro de rua que acontece em janeiro de 2015 em Icó. O terceiro espaço será destinado a empresa Ares Motos, que apresentará seus produtos.


Ainda no primeiro dia, estará aberta para visitação a Nave Coelce, de forma inédita no município de Icó. Até o dia 20, a comunidade poderá conferir neste espaço dicas e ações de sustentabilidade que podem fazer a diferença no seu dia-a-dia.

FESTIVAL ICOZEIRO – O I Festival da Cultura Icoense é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (Amicó) e é realizado desde o ano de 2011. O público total do evento já ultrapassou a marca de 10 mil pessoas nos três últimos anos.

Com um público estimado em mais de 5 mil em 2013, a nova edição do evento espera um público de mais de 7 mil pessoas durante os 13 dias de evento. Passarão pelo Centro de Arte e Cultura artistas de Icó, Orós, Acopiara, Sobral, Fortaleza e Mossoró-RN.


Artistas com experiência e iniciantes se encontram em um clima de confraternização que marca o Festival Icozeiro durante os 13 dias. O evento é marcado entre o encerramento dos festejos da padroeira de Icó, Nossa Senhora da Expectação, e o início da terceira maior festa católica do Ceará, do Senhor do Bonfim.

Neste ano, o evento conta com parcerias fortes que consolidam o crescimento do evento, como a Universidade Federal do Cariri (UFCA), Sesc Ceará, Instituto Centec / CVT de Icó, Ares Motos e Coelce.

Apoiam o Festival a Gráfica e Papelaria Icoense, Super Queiroz, Brasil FM, Icó FM, Papagaio FM, Faculdade Vale do Salgado (FVS), Icó é Notícia, Icó na Rede, Clínica da Mulher, Ari Auto Escola, Vereador Victor Luiz, Constrular, Glessy Turismo, Associação dos Apicultores de Icó (AAPI), Aproarti - Criativa Artesanato Icó, Sindsepmi, Loja Maçônica de Icó, Prefeitura Municipal de Icó, Tiana Noivas, Didely Modas, Cine Boró, Stampa Bazar, Brasil Modas e G & C Gravações.




SERVIÇO:

Local: Centro de Arte e Cultura Aldo Marcozzi Monteiro (prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia).
Data: 18 a 30 de dezembro
Horário: A partir das 19h
Entrada: Gratuita






Telefones contato: (88) 9620-0148 - Daniel Bruno; (88) 8877-4820 - Bené Tavares; (88) 9702-6120 - Yuri Guedes






Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.