6 de julho de 2016

PJMP - Pastoral da Juventude do Meio Popular celebra 35 anos da PJMP/CE na cidade de Icó



Foto: Ítalo Morais/CE – Rede PJMPcomunica

“PJMP 35 anos no chão da Resistência – Lutar e Resistir para a Profecia não cair”, esses foram o tema e o lema que embalara o 5º Congresso da Pastoral da Juventude do Meio Popular do Regional Nordeste I (Ceara), entre os dias 01 a 03 de julho de 2016 cerca de 250 jovens vindos de 5 das 9 dioceses do Ceara estiveram reunidos na cidade de Icó, celebrando a Vida, a Luta e os Sonhos dos Jovens do Meio Popular construídos nesses 35 anos de Ternura e Resistência no chão do Ceara.

Para Pedro Orlanda, Coordenador da PJMP na Diocese de Sobral, o Congresso em Icó foi o momento inicial para a celebração da vida e da militância da PJMP no Ceará. Uma oportunidade para os jovens do meio popular do Ceará se reunirem para partilharem seus anseios e suas conquistas em meio aos desafios atuais e sempre no seguimento ao libertador, que anunciou a profecia com justiça e com a morte na cruz, em favor da vida dos jovens marginalizados, torturados e exterminados pelos grandes de sua época. “Celebrar esse momento garante a missão da PJMP no Ceará e reaviva a chama que arde no meio popular”, expos Pedro.

Durante a abertura do Congresso aconteceu uma caminhada na cidade de Icó, denunciando o extermínio da Juventude, o descaso com a educação do Estado do Ceará e o Golpe contra a Democracia e os Direitos Sociais que esta acontecendo no Brasil, na oportunidade foi feito memória de Reinaldo Oliveira militante da PJMP de Sobral que se doou intensamente para construir a caminhada da PJMP em nosso estado.

“Foi a minha primeira experiência com a PJMP, antes não entendia o jeito da PJMP, achava meio estranho, mais quando me abri para ouvi um pouco mais, e vi as coisas acontecendo, passei a admirar o trabalho dessa Pastoral e a garra dessa juventude que luta pelo bem comum. Me torno agora um admirador dessa juventude, que com sua fé em Jesus Cristo luta diariamente resistindo a tudo e a todos para não deixar a profecia cair”, destacou Giovane Maciel, Arquidiocese de Fortaleza.

No segundo dia, na mesa de debates com o tema “Lutar e Resistir para a profecia não cair”, onde @s jovens puderam trazer suas inquietações e partilhar um pouco como estão sendo profetas e profetizas em suas comunidades incidindo nos espaços de transformação social, Caila Belfort da Congregação Servas Pobres de Jesus Cristo e Assessora da Pastoral na Arquidiocese de Fortaleza – CE, trouxe para os congressistas presentes um pouco do que dizem os documentos da Igreja sobre Juventudes e como a Juventude católica vem se organizando nos espaços eclesiais, Thales Emmanuel, militante do MST – Movimento dos Sem Terra do Estado Ceará e da Organização Popular de Aracati – OPA, Assessor da PJMP Ceará, trouxe um pouco da visão de Juventude a partir dos movimentos sociais. No período da tarde tiveram várias oficinas que trouxeram a história da PJMP, nossas bandeiras de luta e nossas artes. Na noite cultural celebrou também os 35 anos da canção Povo Novo que animou o primeiro encontro regional da PJMP do Ceará com a presença das 09 dioceses e nesse momento esteve presente o compositor da música e militante da pastoral o cantor e poeta popular Zé Vicente.

No último dia do congresso, o encerramento aconteceu com uma linda celebração de envio, trazendo elementos de nossa Lutas e Sonhos, fazendo a memória dos Mártires, Profetas e Profetizas do reino que doaram vida para a construção da nova sociedade, a celebração foi presidida por Dom Edson Bispo da Diocese de Iguatu, ao final da celebração Pe. Anastácio militante da PJMP fez um breve relato histórico da Pastoral e a benção de envio de tod@s @s jovens que voltaram para suas comunidades mais fortalecidos, com seus compromissos Pastorais reafirmados e com vontade de fazer com que a PJMP possa durar muitos outros anos em todo o Regional. “Foi uma experiência única, pois foi minha primeira experiência como coordenadora Diocesana e que me fortaleceu, mas ainda por lutar esta causa que é o projeto de Jesus Cristo”, ressaltou Talita Maria, coordenadora da PJMP da diocese de Iguatu.

*Informações/Fotografia/Ítalo Morais/CE – Rede PJMPcomunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A página do Blog Icó na rede está aberta as postagens anônimas. Mas claro, se houver qualquer tipo de palavras de baixo calão, ou que denigram a imagem, o comentário será retirado.